31 de jan. de 2009

Matéria Gazeta do Povo 31/01/09


O padre Celso Cruz toma posse hoje como novo reitor do santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Alto da Glória, em Curitiba. A posse ocorre durante a missa das 19h30. O padre, que estava na administração da igreja há um ano, vai ficar à frente do santuário até 2011.
Durante a celebração, o atual reitor, padre Antônio Carlos de Mello, transmite o cargo. Ele chegou em Curitiba em agosto do ano passado. Poderia ficar mais tempo – até completar três anos – como reitor, mas decidiu assumir a coordenação do Seminário Postulando São Geraldo. “Fiquei muito tempo como pároco, agora vou para o seminário. Aprendi muito com o povo que vem ao santuário. A fé deles realmente nos questiona. Para mim foi um aprendizado de fé, persistência e perseverança”, diz.

Padre Celso Cruz, diante do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: 30 mil pessoas vão à novena a cada quarta-feira.
Padre Celso diz que deseja expandir o santuário, levar mais devotos para as novenas. “O reitor tem uma visão do todo, de toda a comunidade. Deve estar atento à realidade pastoral. Nosso trabalho será em conjunto para movimentar a vida do santuário”, comenta.
Toda quarta-feira, desde as 6 até as 22 horas, ocorre de hora em hora a novena a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Durante o dia, cerca de 30 mil fiéis lotam o santuário para agradecer e pedir graças à Virgem. “Aqui é um lugar de devotos. Acredito que o maior desejo dos que frequentam o local é que sejamos humanos, acolhedores, tenhamos compaixão e orientemos quem nos procura. É quase como o trabalho de um psicólogo”, diz padre Celso.
Libras
Nas novenas do meio-dia e das 18 horas de todas as quartas-feiras duas intérpretes de libras trabalham durante toda a missa para que os fiéis com deficiência auditiva possam acompanhá-la. A ideia surgiu quando a paróquia entrou em contato com a Pastoral da Pessoa com Deficiência para que os funcionários da secretaria do santuário tivessem aulas de libras, para atender os fiéis. “Havia uma demanda e a paróquia pediu que fizéssemos o trabalho durante a novena”, explica a responsável pela pastoral, Fernanda Bruni.
Ela e a coordenadora dos intérpretes, Mariana Silva, ficam na frente do altar em um local elevado e fazem a interpretação de toda a missa e a novena. “São mais ou menos 30 deficientes auditivos em cada horário. Queremos montar um grupo para formar intérpretes na paróquia. O ideal é que cada igreja da cidade tenha um ou dois profissionais que trabalhem com libras, para que os deficientes possam ter acesso às missas e às atividades paroquiais”, diz Fernanda.
Elas estão em férias e voltam a participar da missa e da novena no dia 11 de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por expressar sua opinião.

O empobrecimento crescente da população e conseqüente exclusão social origina a necessidade de um trabalho social por parte do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, uma vez que o contingente de excluídos busca principalmente as Igrejas, onde se pressupõem serão acolhidos, ouvidos e valorizados.
Rua Amancio Moro, 135- Alto da Glória - Curitiba/PR - telefone: 41 3352-6216, e-mail: cerasperpetuo@gmail.com
1. Objetivo Geral:

Atender famílias e indivíduos que, em decorrência da pobreza estão vulneráveis, privadas de renda e do acesso aos serviços públicos, discriminadas por questões de gênero, etnia, deficiência, idade e outros.

2. Objetivos Específicos:

1) Atender a população carente que solicita o auxílio no Centro Redentorista de Ação Social.
2) Encaminhar a população para instituições governamentais e não governamentais.
3) Prestar assistência emergencial à população, dentro dos critérios estabelecidos pela instituição.
4) Realizar visitas domiciliares, quando necessário.
5) Atuar de forma preventiva, evitando que as famílias tenham seus direitos violados, recaindo em situação de risco social.
6) Potencializar a família como unidade de referência, fortalecendo vínculos internos e externos de solidariedade.
7) Desenvolver ações que envolvam diversos setores, com o objetivo de romper o ciclo de reprodução da pobreza entre as gerações.
8) Estabelecer convênios e parcerias com instituições governamentais e não governamentais.
9) Favorecer o resgate da dignidade humana e do exercício da cidadania.
10) Encaminhar a população atendida para cursos de aperfeiçoamento e a capacitação profissional.